Eles, &Etc
Maior surpresa deste final de ano: a &Etc, editora magnífica e fora do mundo com muito gosto (escondida lá em baixo, no seu subterrâneo da R. da Emenda), chegou à blogosfera. Conferir aqui, com direito a catálogo em pdf e tudo. Do post ‘Nós, &Etc’, resgato uma espécie de súmula da identidade editorial da coisa:
«Dezembro, 73: sai o 1.º livro &etc, de seu título Coisas. Todo um programa, aqui para nós fielmente mantido até ao momento:
– originalidade gráfica (o tal formato de 15,5 x 17,5 cm. com um quadrado lá dentro forçando ao cânone);
– tiragens magrinhas;
– preços a condizer;
– materiais pobres-mas-honrados;
– recusa total de subsídios estatais ou outros;
– política editorial tresmalhada mas com sentidos a piscar-o-olho;
– nada de reedições;
– nada de retribuições tipo copigaitas;
– nada de subserviências face às “imposições” (ditaduras) de indústria e de “mercado”.»
Foram, até agora, quase «38 aninhos de misérias materiais e luxos daqueles de só fazermos o que nos dá no gôto». Para prazer deles, que fazem os livros com tanto esmero. E para nosso prazer, que os lemos. Não lhes falte o ânimo, digo eu. Não lhes falte a resiliência.
Comentários
5 Responses to “Eles, &Etc”
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 29 de Dezembro de 2016
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 22 de Dezembro de 2016
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 16 de Dezembro de 2016
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 9 de Dezembro de 2016
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 2 de Dezembro de 2016
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 25 de Novembro de 2016
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 18 de Novembro de 2016
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 11 de Novembro de 2016
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 4 de Novembro de 2016
- Amanhã na secção de Livros da revista ‘E’ em 28 de Outubro de 2016


Receba por e-mail
Facebook
Twitter
Delicious
DoMelhor
feed RSS
email diário





Sim, uma editora livre e independente, ao contrário de outras por aí no mercado, que usam a imprensa para propaganda. Veja-se este exemplo: http://oml.com.pt/blogs/2010/12/08/cronicas-os-meus-livros-posologia-literaria-3/comment-page-1/#comment-174
Gostaria de saber se o José Mário Silva subscreve este tipo de “crónicas” que mais não são do que publicidade encapotada.
Alberto F.
Lisboa
Caro Alberto,
O cronista aborda um tema concreto (os prémios literários) e indica uma das melhores desmontagens alguma vez feita aos ditos (o livro de Bernhard). Só isso. Não consigo ver onde está a suposta publicidade encapotada.
Você não anda bem, homem. Vá falar com o Vítor Silva Tavares, talvez haja ainda algo que se possa fazer para o livrar dessa condição “quetzaliana”…
Desculpe, Alberto, mas não tenho paciência para aturar paranóicos.
É o estado da imprensa “cultural” portuguesa, que se há-de fazer?