O colectivo Casanova

Numa das cinco notas prévias à versão em papel do blogue Pastoral Portuguesa (edição Quetzal), blogue e livro atribuídos a esse avatar misterioso chamado Rogério Casanova, o autor explica-se:

«A idealização, criação e manutenção de Rogério Casanova foi um processo colectivo, dependente da dedicação de inúmeros profissionais. Todos eles – o presidente do Conselho de Administração, o director de Projectos, a secretária de redacção, as dezenas de estagiários responsáveis pela produção de conteúdos – desempenharam um papel determinante nesta empreitada. São eles os responsáveis pelo produto final, e merecem um sentido agradecimento. Os outros também. Toda a gente, no fundo.»

Não é difícil perceber que os textos em causa foram escritos até 2008. Actualmente, a situação é outra. No início de Janeiro, o colectivo Casanova desfez-se (escudado pela Crise, com maiúscula, o patrão fechou a empresa, despediu toda a gente e fugiu para um paraíso fiscal offshore) e o outrora grandioso e multitudinário Rogério, ao mesmo tempo que vê o seu nome chegar ao Olimpo das livrarias, arrasta agora o seu corpinho solitário (um downgrade com forma humana) pelas vielas dos bairros populares de Lisboa e respectivas espeluncas.



Comentários

4 Responses to “O colectivo Casanova”

  1. Afonso on Fevereiro 27th, 2009 0:42

    Quem é o Rogério Casanova?

  2. José Mário Silva on Fevereiro 27th, 2009 8:13

    Ora aí está. Acho que ninguém sabe ao certo. Mesmo aqueles que o conhecem, não sabem. Talvez a mãe. Talvez a mãe saiba.

  3. Afonso on Fevereiro 27th, 2009 10:48

    Isto está prestes a tornar-se um mistério… Há pouco tempo disseram-me que o Rogério Casanova era um rapaz nascido em 1980 e que à parte do blog pouco mais se saberia sobre ele. Não me parece… Por várias razões… A principal é a de que para se ter um conhecimento literário/cultural tão vasto 28/29 anos não são o suficiente. Para isso teríamos de ser leitores do Homero e Dante com 4 anos para aos 6 podermos passar aos Mann & Cmp. Para mim o Rogério Casanova são Rogérios Casanovas.

  4. André on Março 5th, 2009 15:09

    Sim, onde é que já se viu alguém ler Mann sem antes ter lido Homero! Vai contra todas as regras da física, da poética e da lógica dos preços dos hipermercados. É óbvio que Rogério Casanova tem uma idade colectiva de 178 anos, mas concentrada num único ser biológico.

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges