O ‘think tank’ do livro

Eis um blogue colectivo que merece entrada directa para o topo da lista de favoritos, na dieta informativa de quem acompanha o mundo do livro no nosso país. Mais do que dar notícias sobre o que se passa no meio editorial, o Edição Exclusiva apresenta-se como um «think tank»; ou seja, um lugar de reflexão sobre os rumos a seguir, os dilemas do presente e os desafios do futuro. Não creio que a ideia passe por descobrir fórmulas mágicas ou soluções imediatas para os problemas do sector (em grande parte dependentes do estado da economia portuguesa em geral, que é o que sabemos), mas por lançar questões e debates que possam ajudar-nos a compreender melhor o que se passa. Se conseguirem isso, já conseguiram muito.
A qualidade dos colaboradores (entre os quais Hugo Xavier, João Carlos Alvim, João Costa, Jorge Silva, José Afonso Furtado, Nuno Seabra Lopes, Rui Beja e Rui Zink) não deixa margem para dúvidas: o Edição Exclusiva vai tornar-se rapidamente um referência absoluta. Para começar, assinale-se um ‘Especial Infantil’ sobre o universo da edição dos livros para crianças, uma das áreas mais dinâmicas e rentáveis nos últimos anos. Hoje escreve Luísa Ducla Soares. Amanhã, Alice Vieira. Mas o dossier continuará durante o mês de Dezembro.



Comentários

Comments are closed.

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges