A ‘Granta’ portuguesa também vai ter o seu 20/40 (e ainda bem)

granta_20_40

À semelhança da Granta original, a Granta portuguesa vai organizar um concurso para encontrar os 20 melhores ficcionistas lusófonos com menos de 40 anos. Podem concorrer trabalhos inéditos (dez mil a 50 mil caracteres) de escritores estreantes ou com obra publicada. O prazo limite de entrega é 31 de Julho. Em 2014, será publicado um número especial dedicado aos 20 autores seleccionados.
Parecendo-me esta uma excelente ideia, tenho dúvidas em relação a um aspecto: a abertura ao universo total dos países de língua portuguesa. Por um lado, tenho a certeza de que se encontraria matéria-prima suficiente em Portugal. Por outro, quando se fez algo de semelhante no Brasil, não se abriu a porta aos portugueses. Além de que nos arriscamos a que muitos dos autores presentes na lista brasileira repitam a presença deste lado do Atlântico.
Veremos.



Comentários

2 Responses to “A ‘Granta’ portuguesa também vai ter o seu 20/40 (e ainda bem)”

  1. Miguel Coelho on Janeiro 22nd, 2014 20:46

    Óptima chamada de atenção José Mário! Ansioso também por ver o que irá suceder…

  2. Concurso da Granta Portugal adiado | Bibliotecário de Babel on Janeiro 28th, 2014 15:37

    […] A ‘Granta’ portuguesa também vai ter o seu 20/40 (e ainda bem) […]

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges