Celebrar o Dia Triunfal

A 8 de Março, assinala-se o centenário do chamado «Dia Triunfal», esse momento em que Fernando Pessoa se acercou de uma cómoda alta e começou a escrever, de pé, sem interrupção, os trinta e tal poemas de O Guardador de Rebanhos, que logo atribuiu a Alberto Caeiro, celebrando com «o aparecimento de alguém em mim» o início desse feito maior da literatura do século XX que é a heteronomia pessoana.
Para comemorar a data, acontecerá em Lisboa um colóquio internacional intitulado “O dia triunfal de Fernando Pessoa”, com mais de 50 especialistas, de 6 a 8 de Março, na Fundação Gulbenkian. Objectivo: «fazer uma revisão do Estado da Arte nos diversos campos dos Estudos Pessoanos». Haverá ainda um concurso de curtas-metragens sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, com o vencedor a ser apresentado na sessão de encerramento.
Programa e formulário de inscrição, aqui.



Comentários

2 Responses to “Celebrar o Dia Triunfal”

  1. Olinda on Fevereiro 17th, 2014 15:29

    Obrigada.

    Olinda

    Gralha: Alberto Caeiro

  2. José Mário Silva on Fevereiro 17th, 2014 16:44

    Claro, Olinda. Hehehehe. Isto a pressa…

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges