Primeiros parágrafos

«Pusemos o homem dentro do cesto do balão e deixámo-lo desaparecer no céu pálido do Lácio. Foi um momento dramático e, se não houvéssemos caído naquele torpor pesado e ruminante que de nós se apoderou, alguém teria erguido um braço para, por entre lágrimas ou sorrisos, acenar um último adeus a Don Metzger. Foram precisos oito braços para transportar o corpo do carro até à gôndola de verga, junto da qual o sinistro Bosco havia, com a ajuda do fiel Alipio, insuflado de ar frio o envelope de nylon preto, a grande ventoinha ensurdecendo aquele dia tão fúnebre. Acomodámos Don dentro da gôndola o melhor que pudemos – tanto quanto era possível acomodar um gigante – e depois, com um gesto de amor que chegou a parecer cruel, Bosco abriu a válvula de propano e acendeu o maçarico, as chamas incendiaram o ar e ergueram a gôndola do chão como se o carregassem na palma de uma mão invisível. Era ainda cedo naquela manhã e Don já partia em direcção ao infinito, onde conjuntos de nuvens em vários tons de cinzento, banhadas por um sol melancólico, avançavam lentamente em direcção à montanha, sobrevoando-a como anjos coléricos que trouxessem o prenúncio de tempos terríveis.»

[in O Bom Inverno, de João Tordo, Dom Quixote, 2010; chega às livrarias amanhã]



Comentários

5 Responses to “Primeiros parágrafos”

  1. isabel ribeiro on Agosto 28th, 2010 2:08

    E vai ser em Lx que o vou comprar, amanhã. E depois um salto à paz do miradouro das leituras… excerto aliciante.

  2. Miguel on Agosto 28th, 2010 16:17

    Oh JMS então você com os seus “conhecimentos” não sabe que o livro está à venda desde ontem de manhã (6ª feira), pelo menos (não sei até, se na FNAC não esteve desde 5ª).
    Veja lá, embora estejamos na “silly season”, não se deixe “abandalhar”….

  3. Miguel on Agosto 28th, 2010 16:21

    só mais um reparo, trabalho com livros desde há 6 anos, e contam-se pelos dedos de uma mão as novidades que foram postas à venda ao Sábado….

  4. G on Agosto 28th, 2010 18:32

    O seu uso dos adjectivos é parecido com o meu do wishky, gosta de abusar um bocadinho

  5. José Mário Silva on Agosto 29th, 2010 9:02

    Caro Miguel,

    A informação que eu tinha (pelos vistos errada) apontava para sábado, o que me pareceu uma piscadela de olho, já que o autor cumpre o seu aniversário nesse dia.

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges