2011: o ano de António Lobo Antunes em França

A MC93, uma das principais instituições teatrais francesas, vai dedicar a primeira metade da sua temporada de 2011 a António Lobo Antunes. Entre Janeiro e Junho, os 25 livros do escritor português editados em França (pelas Éditions Christian Bourgois) serão o mote para uma homenagem inédita – nunca a MC93 dedicara uma parte tão significativa da sua programação a um só escritor. Para as três salas deste teatro de Bobigny, estão previstas, sucessivamente ou em simultâneo, leituras, conferências, ateliers, instalações e espectáculos inspirados nas obras de Lobo Antunes.
Entre os participantes na homenagem estão os encenadores Georges Lavaudant, Patrick Sommier, Toni Servillo e Jean-Michel Rabeux, os actores Patrick Pineau, Maria de Medeiros, Luís Miguel Cintra, Gilles Arbona, Hervé Briaux e Claude Degliame, entre outros. Está também prevista a participação do escritor Olivier Rolin e do dramaturgo David Lescot. O programa definitivo será anunciado no próximo mês de Outubro.



Comentários

One Response to “2011: o ano de António Lobo Antunes em França”

  1. isabel ribeiro on Julho 8th, 2010 23:22

    O reconhecimento vem sempre de fora.
    Será alguma vez possível a concretização de um evento destes sobre A.L.A. em Portugal, mesmo que em pequena escala ? Faltar-lhe-á o Nobel para o justificar? Mas não lhe faltam livros, repletos de “wisdom”, de reflexões sobre a essência humana, que nos abanam, que mexem e activam os neurónios, que impedem a nossa cristalização.
    A.L.A. é um grande senhor. Um grande senhor da literatura portuguesa.

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges