Biblioteca de Murça atende leitores na blogosfera

Enviada pelos serviços da Biblioteca Municipal de Murça, acaba de chegar à minha caixa de correio electrónico a seguinte mensagem:

«A Biblioteca Municipal de Murça deseja aproximar-se cada vez mais dos seus utilizadores e de toda a comunidade murcense ao disponibilizar em linha variados conteúdos. As actividades culturais e de promoção da leitura que desenvolve, as novidades bibliográficas adquiridas todos os meses, os horários, contactos, serviços, espaços, normas regulamentares, links úteis, entre outros. Com a vontade de acompanhar os novos desafios, na área das novas tecnologias, a Câmara Municipal de Murça, através da Biblioteca local, colocou esta semana ao dispor da população um serviço de atendimento online.
Assim, quem quiser obter algum esclarecimento sobre o funcionamento da Biblioteca pode fazê-lo, em tempo real, com um técnico da instituição, podendo os utilizadores solicitar informações sobre publicações existentes na Biblioteca, proceder à reserva de obras bibliográficas, solicitar horários de funcionamento ou até mesmo pedir outro tipo de informações relativas à realização de eventos no Centro Cultural local.
Este novo serviço da Biblioteca Municipal de Murça, pioneiro na Rede Nacional de Leitura Pública, consiste no atendimento online através do blogue desta instituição, não havendo necessidade de aguardar uma resposta de um e-mail ou de uma chamada telefónica.
Segundo João Teixeira, presidente da autarquia, “este novo sistema de atendimento permitirá aos utilizadores ter mais um canal de comunicação com este serviço público, para além de proporcionar a troca de informações ou, até mesmo, tirar dúvidas instantaneamente relativamente aos serviços que dispomos”.
Para usufruir deste serviço não precisa de instalar nenhum software no seu computador, basta aceder à área de apoio ao utilizador no blogue da Biblioteca, e caso o ícone apareça online clique para falar em tempo real.
João Teixeira referiu que esta é também uma forma de dar voz aos utilizadores através de entrevistas, artigos de opinião, inquéritos. “Ambicionamos que o blogue constitua não só um canal de divulgação da Biblioteca mas, sobretudo, um espaço dinamizador de públicos.”
Recorde-se que o blogue da Biblioteca Municipal de Murça obteve no ano 2007 a oitava posição na eleição do Melhor Blogue Português na categoria de Literatura sendo a única representação de Trás-os-Montes e Alto Douro.»