Capas da Minotauro ganham prata nos European Design Awards 2010

Da Minotauro, chancela de literatura espanhola contemporânea do Grupo Almedina, recebi há pouco este comunicado:

«A colecção de livros com a chancela Minotauro, do Grupo Almedina, foi galardoada com um prémio europeu de design (European Design Awards). A distinção foi atribuída ontem, 30 de Maio, em Roterdão (Países Baixos), aos designers portugueses Ana Boavida e João Bicker, responsáveis pela concepção gráfica do projecto. A entrega do galardão teve lugar no âmbito do Festival Europeu de Design.
A colecção das Edições 70, do Grupo Almedina, que reúne autores de referência da literatura espanhola
contemporânea, foi agraciada com o “Silver Award” da edição de 2010 daquele que é um dos mais conceituados eventos internacionais na área do design editorial.
“É uma preocupação de há muito do Grupo Almedina que os seus livros tenham um design gráfico apelativo, de qualidade, que complemente o rigor dos conteúdos dos títulos que publica. Nesse aspecto, a atribuição do prémio é o reconhecimento, pelos pares do mundo do design, de um projecto que muito acarinhamos. Confirma também algo que defendemos: que o design gráfico editorial não tem de ser todo igual e sujeito aos ditames do mercado. Pelo contrário, o público reconhece e valoriza projectos gráficos de qualidade”, avança
Pedro Bernardo, do Grupo Almedina.
Para os designers premiados, do atelier de design de comunicação FBA, a distinção do Festival Europeu de Design é sobretudo um “reconhecimento” pelo “esforço e pela exigência” investidos no projecto. Perante um júri constituído por designers estrangeiros, “foi o nosso trabalho que se defendeu a si mesmo contra muitos outros concorrentes”, frisa Ana Boavida.»

Desde a primeira hora, os livros da Minotauro distinguiram-se pela excelência gráfica e requintes de acabamento. Uma cor para cada livro, ilustrações a preto e branco, uma identidade clara e imediatamente reconhecível. O prémio é mais do que justo. Parabéns, Ana Boavida e João Bicker. Parabéns, Minotauro.



Comentários

2 Responses to “Capas da Minotauro ganham prata nos European Design Awards 2010”

  1. csd on Junho 1st, 2010 8:55

    gostei muito. E também da capa de “efeito Borboleta” da Era do tempo.

    Fiquei com muita vontade de ler o livro.

    csd

  2. csd on Junho 2nd, 2010 12:30

    correcçã: “Ar do tempo” e não “era do tempo”.

    lapsos…

    csd

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges