Google recorda Jorge Luis Borges

Hoje, dia do 112.º aniversário de um dos maiores escritores do século XX, a Google homenageia Jorge Luis Borges, dedicando-lhe o desenho especial do cabeçalho. A ideia é excelente mas a ilustração, tenho de o dizer, não me satisfaz. Pôr Borges a olhar para a complexidade do mundo a partir da sua biblioteca faz algum sentido (se ignorarmos o facto de naquela idade ele já ser cego), mas a arquitectura da cidade é pouco borgesiana. A sugestão de labirinto, ao centro, quase não se dá por ela. E nem sombra de espelhos, ou tigres, ou mapas, ou bestiários fantásticos. Já para não dizer que os dois “o” de Google poderiam perfeitamente ser representados pelas galerias hexagonais da Biblioteca de Babel.
Ainda assim, parabéns Google, pela lembrança.



Comentários

2 Responses to “Google recorda Jorge Luis Borges”

  1. Festejando Jorge Luis Borges | Casa da América Latina on Agosto 24th, 2011 17:56

    […] Google recorda Jorge Luis Borges […]

  2. mjl on Agosto 27th, 2011 7:50

    precisamente a minha ideia, abri a página e fiquei ali a olhar: mas que diabo, não podiam ter imaginado uma coisa mais borgiana?

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges