Gradiva vai publicar romance vencedor do Jabuti 2008

O Filho Eterno, romance de Cristovão Tezza que acaba de ganhar o Jabuti na categoria Melhor Romance, sairá com chancela da Gradiva já em Novembro. O livro, que narra a relação entre um escritor e o seu filho (com síndrome de Down), foi também premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e é um dos finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura 2008, cujo vencedor será anunciado a 29 de Outubro.

2 Responses to “Gradiva vai publicar romance vencedor do Jabuti 2008”

1. Bernardo Fonseca on Setembro 26th, 2008 16:29

Desconheço a obra deste autor mas, numa entrevista ,diz algo de muito interessante sobre a crítica. Passo a transcrever: «Qual o papel da crítica literária na sua trajetória como escritor? Como a recebe?
    A crítica entrou muito tardiamente na vida de escritor. Na verdade, eu comecei a ler resenhas sobre meus livros quando eu já era um escritor praticamente completo. Em 1988 eu lancei o Trapo, e se você olhar o que eu tenho de crítica antes de 1988 é zero. Já tinha cinco livros publicados e nunca ninguém escreveu nada sobre meus livros, eu fui criando uma casca grossa. Quando saiu o Trapo, editado pela Brasiliense, saiu uma resenha na Veja, matéria n’O Globo, n’O Estado de S. Paulo. Subitamente, apareci na imprensa nacional, mas eu não tinha nenhum passado.»

2. Bibliotecário de Babel – Prémio PT de Literatura para Cristovão Tezza on Outubro 30th, 2008 8:05

[…] Em terceiro, Bernardo Carvalho por O sol se põe em São Paulo. O romance vencedor, O Filho Eterno, vai ser editado em Portugal, já no próximo mês, pela Gradiva. Na cerimónia de atribuição, em São Paulo, estiveram presentes os ministros da Cultura do […]