Grande Oferta de Livros do BdB – segunda edição

A 21 de Agosto do ano passado, umas boas centenas de livros voaram em poucos minutos, assim que os coloquei na pérgula do miradouro do Monte Agudo, em Lisboa, para serem levados gratuitamente pelos leitores deste blogue (e por quem foi sabendo da iniciativa, através das redes sociais e de um artigo de jornal). A experiência, muito gratificante, está documentada aqui.
Agora, conforme prometido, já estou a pensar na segunda edição da Grande Oferta de Livros do Bibliotecário de Babel. Acontecerá no fim de Setembro (sábado, dia 24, 11h00) ou no princípio de Outubro (sábado, dia 1, mesma hora). E desafio todos os eventuais interessados a trazerem consigo livros que queiram oferecer, para juntar às pilhas que se formarem no miradouro.
Em breve darei mais novidades. Entretanto, trocas de ideias e sugestões, na caixa de comentários deste post, serão muito bem-vindas.

12 Responses to “Grande Oferta de Livros do BdB – segunda edição”

1. Hugo Mamede on Agosto 30th, 2011 18:02

Só dizer que não há passes sociais que ultrapassem esta iniciativa generosa.
    Não faltarei ao encontro!

2. Miguel Coelho on Agosto 30th, 2011 19:15

Talvez apareça. Vou do Porto, e levo alguns livros. Guarda-me dois ou três José Mário. Um abraço

3. Luís Leal Miranda on Agosto 31st, 2011 9:21

Olá Mário.

Vou levar uns quantos que tenho em casa e empilhá-los junto aos teus.
    Será boa ideia levar revistas também?

Um abraço,
    Luís

4. Carriço on Agosto 31st, 2011 11:56

Aquando do balanço da primeira grande Oferta de Livros, foi referida a possibilidade de se estender a iniciativa à internet. Haverá essa hipótese?

5. Olinda Melo on Agosto 31st, 2011 12:26

Boa iniciativa e muita generosidade. Por coincidência postei, ontem, algo do género em relação ao Bookcrossing.

Isto é mais directo e entusiasmante. :)

Olinda

6. Teresa Paixão on Agosto 31st, 2011 12:53

José, também quero levar alguns mas tenho resmas de revistas, New Yorker e outras, acha que vale a pena? Já tentei dá-las numa biblioteca municipal mas ninguém mas quis.
    Um abraço
    Teresa

7. pedro on Agosto 31st, 2011 14:18

Por uma questão de justiça bibliómana, há duas regras que não se impõem, mas até se justificavam:

1. Só pode levar livros quem trouxer alguns. Fair trade.

2. O número de livros por participante deve ser limitado. Penso que sair desta iniciativa com cinco livros novos e gratuitos não é nada mau. O ano passado atrasei-me (cheguei por volta das 11h) e a escolha era mínima. Não me pareceu nada mal, antes pelo contrário é sinal que a malta anda atenta. Custou-me apenas ver pessoal com sacos e pilhas de livros enormes. Grátis é à bruta.

Em Setembro ou Outubro lá estarei em representação de Albufeira.

Um abraço,
    pedro

8. José Mário Silva on Agosto 31st, 2011 16:10

Luís Leal Miranda e Teresa Paixão,
    Pensei nisto como uma oferta/partilha de livros, mas se quiserem trazer revistas não me parece nada mal, sobretudo se tiverem uma índole literária (como a ‘New Yorker’).

Carriço,
    A hipótese da internet era simpática, mas não vejo como se poderia realizar. O envio de livros pelo correio é caríssimo, como sabe. Isto é o tipo de coisa para se fazer no local, cara a cara.

Olinda,
    Espero que possa vir à ‘festa’.

pedro,
    Já estava a pensar estabelecer algumas regras, mas a primeira que propõe parece-me muito restritiva. A ideia é oferecer livros a quem os quiser levar. Se as pessoas trouxerem os seus, óptimo, melhor ainda. Mas não quero fechar isto a ninguém.
    Quanto à segunda, parece-me de elementar bom senso. No ano passado houve efectivamente alguns abusos (pessoas com sacos cheios e outras que ficaram com as mãos a abanar). Sem necessidade de policiar, vou fazer um apelo no sentido de cada pessoa levar no máximo uns cinco ou sete livros.

A todos,
    Logo à noite tenciono anunciar o dia exacto da GOLBB, para que as pessoas possam desde já planear este exercício de bibliofilia (sobretudo as que vêm de fora de Lisboa).
    Até logo

9. R.Joanna on Agosto 31st, 2011 21:55

Boa sorte com esta fantástica iniciativa! Espero que calhe ser dia 1 de Outubro, porque gostaria de estar presente também, oferecendo e escolhendo.

R. Joanna

10. Dália Antunes on Setembro 1st, 2011 9:51

Uma iniciativa boa, boa!! Também gostaria muito de estar presente, a receber e a dar livros também mas… trabalho ao Sábado.. O Domingo não poderia ser uma ideia a pensar…?

D. Antunes

11. Grande Oferta de Livros do BdB já tem data | Bibliotecário de Babel on Setembro 1st, 2011 10:49

[…] recentes R.Joanna em Grande Oferta de Livros do BdB – segunda ediçãoMiguel Coelho em 14 bibliotecasJosé Mário Silva em Grande Oferta de Livros do BdB – segunda […]

12. Rui Viegas on Setembro 6th, 2011 23:17

Conto participar com 8 livros e umas 20 New Yorker.

Uma lista dos livros disponíveis seria óptimo Zé Mário 😉