Humor negro, muito negro, nigérrimo

Fazer piadas sobre uma pessoa que se suicidou há poucos dias é um exercício a meio caminho entre o desassombro e a crueldade. Mesmo quando o autor é Vítor Elias, o mais desabrido e genial dos humoristas portugueses (se não contarmos com Ricardo Araújo Pereira), fica-nos um travo amargo na boca. O prolífico repórter do Inimigo Público publicou hoje a seguinte notícia:

«O conhecido escritor norte-americano David Foster Wallace, famoso desde que publicou, em 1996, o romance Infinite Jest, de quase mil páginas, enforcou-se esta semana na sua casa da Califórnia. “Cheguei a casa, vi o David pendurado do tecto e notei logo um monte enorme de folhas em cima da secretária. Na primeira página estava escrito ‘Minha querida, nasci em Ithaca, NY. A primeira impressão que tive na vida foi antes de nascer, mergulhado na placenta da minha mãe, etc’ e não consegui continuar a ler, porque percebi que a carta tinha para lá de 300 páginas”, explicou ao IP a mulher de David Foster Wallace. “Saltei logo para o final da carta, onde ele explica que se suicidou porque estava com um bloqueio e não conseguia suportar o pânico de olhar para duas resmas de 500 páginas cada em branco”, concluiu. De referir que David Foster Wallace suicidou-se atando uma corda ao tecto da sua casa, subindo para cima de um exemplar do seu livro Infinite Jest e saltando.»

O que dirá disto o Rogério?