Introdução a uma grande escritora

Por falar em ficção breve, ou muito breve, gostava de partilhar aqui uma descoberta recente: a obra de Lydia Davis. Por favor, leiam-na e deliciem-se.
Sobre os livros dela, juntei algumas ideias na crónica da revista Ler (número de Janeiro, já nas bancas). Por isso, proponho-me agora avançar noutra frente: o contacto directo com os textos que tanto me fascinaram pelo seu rigor, estranheza, engenho, lógica e sofisticação.
Assim, sempre que me for possível, publicarei no BdB traduções de algumas das suas prosas mais curtas, seguidas pela versão original das mesmas (críticas e sugestões são bem-vindas na caixa de comentários).
Já agora, vale a pena espreitar a transcrição, no site da New Yorker, de um live chat que Lydia Davis manteve com participantes no clube do livro da revista.



Comentários

One Response to “Introdução a uma grande escritora”

  1. rui manuel amaral on Janeiro 8th, 2010 18:01

    “Russell Edson opened my eyes.”
    Assino por baixo.

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges