‘Jesusalém’ (booktrailer)

O problema dos booktrailers é que se parecem todos uns com os outros. Muda a capa, muda a foto do autor, muda a banda sonora e as frases promocionais, mas a linguagem, o ritmo e a duração da coisa não. Há uma espécie de chapa 4 que serve tanto para o escritor underground como para o best-seller da auto-ajuda.
Este videozinho sobre o último romance de Mia Couto, pelo contrário, parece-me original. É curtinho (menos de um minuto), tem uma boa ideia (a leitura de trás para a frente) e não se perde em floreados inúteis ou blurbs para encher. Em suma: simples, directo e eficaz. Pode ser que faça escola.

PS – Para promover este seu livro, o escritor moçambicano não se poupará a esforços, fazendo dois ou três lançamentos diários da obra em todo o país (Silves, Faro, Coimbra, Viseu, Vila Real, Chaves, Porto, Guimarães, Braga, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Sines, Grândola, Tomar, Abrantes, Leiria e Lisboa) até 23 de Julho. Lista completa aqui.



Comentários

One Response to “‘Jesusalém’ (booktrailer)”

  1. Na estrada com Mia Couto | Bibliotecário de Babel on Julho 28th, 2009 23:33

    […] na edição de amanhã do Jornal de Letras, resultado do acompanhamento, durante três dias, da tournée que Mia Couto fez por todo o país, promovendo o seu último romance (Jesusalém, Caminho). Depois dos booktrailers, será que vêm […]

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges