O inferno dentro de quatro paredes

Pedra-de-Paciência
Autor: Atiq Rahimi
Título original: Syngué sabour – Pierre de patience
Tradução: Carlos Correia Monteiro de Oliveira
Editora: Teorema
N.º de páginas: 113
ISBN: 978-972-695-784-3
Ano de publicação: 2008

Dedicado a Nadia Anjuman, uma «poetisa afegã selvaticamente assassinada pelo marido», Pedra-de-paciência (vencedor do Prémio Goncourt 2008) pode ser lido como uma narrativa de denúncia contra os maus tratos a que são submetidas as mulheres no mundo inteiro, sobretudo nas sociedades islâmicas mas não só. Rahimi situa o livro «algures no Afeganistão ou em outro lugar», justamente para lhe conferir um carácter universal.
No primeiro romance escrito em francês – os anteriores, igualmente publicados pela Teorema (Terra e Cinzas, 2001; As Mil Casas do Sonho e do Terror, 2004), foram traduzidos do persa –, Rahimi apura a sua prosa lírica, de frases curtas e cadenciadas, desta vez posta ao serviço de uma história que se enrola sobre si mesma, à espera de explodir, um terrível huis clos construído com precisão matemática, mas por vezes exasperante, tantas são as esperas, as alucinatórias repetições de gestos e o sufoco que a narrativa induz.
Num quarto pequeno, rectangular e quase vazio, um velho esquelético, combatente de uma qualquer guerra santa, está entre a vida e a morte, depois de lhe terem enfiado uma bala na nuca. Quem cuida dele é a sua mulher: lava-o, põe-lhe colírio nos olhos, muda-lhe as embalagens de soro (e, quando este acaba, enche-as de água açucarada), lê-lhe o Corão e invoca os muitos nomes de Alá. Trata também das duas filhas, incapazes de compreender o estado do pai, antes de as entregar a uma tia. À volta da casa ouvem-se bombardeamentos e rajadas de Kalashnikov, há um vento de destruição que entra pelas janelas, mas os rituais da devoção conjugal nunca são interrompidos.
Aos poucos, a mulher começa a partilhar com aquele corpo inerte as suas memórias, os seus segredos mais íntimos e os ressentimentos acumulados ao longo dos anos. O homem que a brutalizava, o marido que sempre preferiu a frente de batalha à vida familiar, está finalmente ali, ao seu alcance, sem poder de resposta. E ela aproveita para saldar todas as contas, uma a uma, num crescendo emocional que conduz à catarse, tão intensa que lhe chega a parecer um estado de loucura ou possessão demoníaca.
Na mitologia persa, chama-se syngué sabour a uma pedra mágica, a «pedra-de-paciência», diante da qual as pessoas confessam as suas infelicidades e sofrimentos, até ao dia em que ela se desfaz, levando consigo a tristeza acumulada. O marido catatónico é, claro está, o syngué sabour da sofrida protagonista da história. Mas quando por fim a pedra se parte, retirando o homem do limbo onde vegetava, o desenlace (no seu exagero operático) é tudo menos libertador.

Avaliação: 7,5/10

[Texto publicado no n.º 77 da revista Ler]