Panorama da BD em França

Este relatório da Association des Critiques et Journalistes de Bande Dessinée (ACBD) revela que em 2009 foram publicados 4863 livros de BD no espaço francófono europeu (dos quais 3599 novidades), por 288 editoras. Será que existe um balanço similar para a situação portuguesa? Sara, ajuda-me.
À propos, um dos tais quase cinco mil livros foi o volume que reúne os dois primeiros tomos da série “A Pior Banda do Mundo”, de José Carlos Fernandes (edição Cambourakis), uma obra seleccionada para a lista dos 50 melhores livros do ano proposta por membros da ACBD. Os tomos 3 e 4 serão publicados pela mesma editora, em Setembro de 2010.



Comentários

2 Responses to “Panorama da BD em França”

  1. Sara Figueiredo Costa on Janeiro 11th, 2010 21:45

    Ora bem, o mais parecido que temos é o dossier anual da Bedeteca de lisboa, disponível on-line no site respectivo, e que inclui vários temas para além da estatística das edições. Claro que, não havendo estatísticas oficiais para a edição e a venda de livros em Portugal, a listagem que é feita depende da boa vontade e da atenção de meia dúzia de pessoas que vão compilando os dados, mas a realidade não andará muito longe.

    Se tens curiosidade em conhecer um balanço mais amplo cronologicamente, menos detido nas estatísticas que não há e mais vocacionado para uma reflexão sobre a edição, leitura, divulgação, ensino e produção de banda desenhada em Portugal, (e sem querer usar as caixas de comentários para publicidade) ofereço-te um exemplar do livro que coordenei para os XX anos do Festival da Amadora, no ano passado.

  2. José Mário Silva on Janeiro 12th, 2010 19:04

    Obrigado pelo esclarecimento, Sara. E sim, gostava de dar uma vista de olhos no livro que coordenaste.

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges