Passatempo ‘Efeito Borboleta’ (parte 2)

capa_borboleta.jpg

Para ilustrar um dos conceitos centrais da teoria do Caos, segundo o qual “ínfimas diferenças nas condições iniciais de um dado sistema não linear podem provocar grandes diferenças nas condições finais”, o matemático e meteorologista Edward Lorenz deu a uma conferência, proferida em 1972 na American Association for the Advancement of Science, um título que se tornou lendário: Predictability: Does the Flap of a Butterfly’s Wings in Brazil Set Off a Tornado in Texas? Esta sugestão de que o bater das asas de uma borboleta num canto do mundo pode provocar catástrofes naturais nos seus antípodas, através de um intrincado novelo de causas e consequências, instalou-se solidamente no imaginário colectivo, transformando-se num dos mais persistentes lugares-comuns científicos.
No primeiro conto do livro, há um homem que conjectura possíveis aplicações deste “Efeito Borboleta”:

Um polícia romeno dá um pontapé numa porta em Bucareste e causa um sismo na Gronelândia; uma mulher beija o amante e acelera o ataque cardíaco do marido; reguadas numa escola primária do Cairo originam bátegas em Auckland; um dos seus gatos mata uma mosca e cai um avião na Patagónia.

O desafio que hoje se lança aos leitores deste blogue é o seguinte: propor outros exemplos de Efeito Borboleta, obedecendo ao esquema da citação acima. Ou seja, quatro orações em que “X faz qualquer coisa que provoca uma reacção Y em Z”.
Estas frases podem ser lineares, barrocas, irónicas, poéticas, o que quiserem. Os autores dos cinco melhores trabalhos que chegarem aos endereços de e-mail deste blogue até terça-feira, dia 24, às 24h00, receberão pelo correio um exemplar da obra, oferecido pela Oficina do Livro.