Prémio Nacional de Cultura angolano para Luandino Vieira

O Ministério da Cultura de Angola atribuiu a Luandino Vieira o Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Literatura, no valor de 35 mil dólares (mais informações aqui). Recorde-se que o autor de Luuanda, que vive recolhido num mosteiro de uma pequena aldeia, no Norte de Portugal, recusou em 2006 o Prémio Camões, alegando “razões pessoais”.



Comentários

3 Responses to “Prémio Nacional de Cultura angolano para Luandino Vieira”

  1. lili on Outubro 28th, 2008 13:21

    Gosto de ler Luandino Viera, até há uma frase num dos livros dele, que cito, de vez em quando: ”Quando ouvires arder o mar o cacimbo foi embora”, no entanto, agradeço-lhe não ter escrito mais nada depois da independência de Angola, é que politicamente não suporto a matança do 27 de Maio de 1977 em que ele moralmente tomou parte.

  2. luís on Outubro 28th, 2008 15:39

    Enganas-te. Luandino Vieira tem publicado, primeiro na Caminho e ultimamente histórias infantis na editora Letras & Coisas.

  3. lili on Outubro 28th, 2008 15:43

    É verdade, só depois de ter feito o comentário é que fui fazer uma pesquisa sobre a bibliografia do Luandino Vieira e vi que tem publicado regularmente.
    Quem me disse que ele não tinha publicado mais, foi uma professora de estudos literários.

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges