Prémio Nobel da Literatura (um prognóstico falível, como todos os prognósticos sobre a decisão da Academia Sueca)

Amanhã, pelas 12h00 do nosso meridiano, a Academia Sueca vai anunciar o Nobel da Literatura 2009. Os favoritos são os do costume: Amos Oz, Philip Roth, Joyce Carol Oates, Vargas Llosa, Claudio Magris, Adonis. Mas, como de costume, os favoritos podem perfeitamente ser ignorados pelos académicos de Estocolmo, em favor de um ilustre desconhecido, ou de um grande autor de uma literatura marginal.
Se me pedissem apostas, apontaria três nomes:

1. Philip Roth – Se não for este ano, talvez já não venha a ser laureado (o que seria uma enorme injustiça, para juntar a tantas outras: Joyce, Borges, Nabokov, etc.). A seu favor, jogam as afirmações do novo secretário permanente da Academia, Peter Englund, segundo as quais o prémio «tem sido demasiado eurocêntrico», o que abre uma porta para os autores norte-americanos que o seu predecessor, Horace Engdahl, fechara em 2008, ao garantir que a Europa continuava a ser o centro do mundo literário e que os EUA se fechavam muito sobre si mesmos, numa lógica insular, incapazes de participar no «grande diálogo da literatura».

2. Tomas Tranströmer – Pelas mesmíssimas razões que me levaram a apostar nele no ano passado.

3. Amos Oz – Porque é o palpite de Eduardo Pitta (o observador atento das coisas literárias que há precisamente um ano apostou, acertando na mouche, em Le Clézio) e porque está à frente na lista das casas de apostas britânicas, tal como estava Hilary Mantel, a romancista que ontem arrebatou o Man Booker Prize (provando que às vezes os favoritos ganham mesmo).



Comentários

4 Responses to “Prémio Nobel da Literatura (um prognóstico falível, como todos os prognósticos sobre a decisão da Academia Sueca)”

  1. rui vieira on Outubro 8th, 2009 9:43

    Este ano é o ano Thomas Pynchon, que realmente escreveu o livro do século – Against the Day -, (com as minhas desculpas à corrente Bolaniana que atravessa este blog). Vamos finalmente conhecê-lo.

  2. Eu on Outubro 8th, 2009 11:09

    A verdade é que Eduardo Pitta já falhou num prognóstico: no post que aqui linka, ele aponta para amanhã o anúncio do premiado.

  3. Rui on Outubro 8th, 2009 12:02

    Bateu na Trave. Isto de acertar no prémio Nobel quase que é mais difícil que no euromilhões. Aquela conversa do “demasiado eurocêntrico” foi só para distrair…

  4. Gerana Damulakis on Outubro 9th, 2009 1:16

    Eu torço sempre por Ismail Kadaré.

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges