Prémio PT de Literatura (Brasil) com seis finalistas portugueses

São eles: Inês Pedrosa (A eternidade e o desejo), José Saramago (A viagem do elefante), Gonçalo M. Tavares (Aprender a rezar na era da técnica), José Luís Peixoto (Cemitério de pianos), António Lobo Antunes (Ontem não te vi em Babilónia) e Miguel Sousa Tavares (Rio das Flores). Na lista de 50 finalistas, há ainda um cabo-verdiano (o poeta José Luís Tavares, por Lisbon Blues), um angolano (Pepetela, com Predadores) e dois moçambicanos (Mia Couto, com Venenos de Deus, remédios do Diabo; e Luís Carlos Patraquim, com O osso côncavo e outros poemas). Entre os 40 escritores brasileiros candidatos ao prémio de 100 mil reais estão Fabrício Carpinejar, Eucanaã Ferraz, Daniel Galera, Moacyr Scliar, Manoel de Barros, Luiz Ruffato, Dalton Trevisan e Milton Hatoum.
A shortlist de apenas dez finalistas será revelada em Setembro.



Comentários

2 Responses to “Prémio PT de Literatura (Brasil) com seis finalistas portugueses”

  1. Pedro Pereira on Maio 22nd, 2009 14:54

    E outro nome a seguir nos próximos anos, mestre da micro-narrativa e dinamizador das letras em São Paulo, o pernambucano Marcelino Freire. Aqui fica a URL do blogue dele, dos mais interessantes que conheço:

    http://www.eraodito.blogspot.com/

    Ele esteve há dias na Feira do Livro de Lisboa, lado a lado com o Lobo Antunes.
    Abraço do
    Pedro

  2. José Mário Silva on Maio 22nd, 2009 15:31

    Obrigado, Pedro. Já tinha ouvido falar do Marcelino mas não conhecia o blogue. Vou acompanhar o ‘cara’.
    Abraço

«Tenho a suspeita de que a espécie humana - a única - está prestes a extinguir-se e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta» Jorge Luis Borges