Apanhar cogumelos

Última pergunta, e última resposta, da entrevista que Manuel Halpern fez a Peter Handke (publicada na edição de hoje do Jornal de Letras):

Então, agora sim, esta é a última pergunta: o que anda a escrever? No que está a trabalhar?
Eu vivo numa grande floresta em França, e esta é a altura dos cogumelos. Por isso, o meu trabalho de momento é andar pela floresta a apanhar cogumelos. Claro que também escrevo. Eu gostava de morrer a escrever. A escrita é o meu país. Mas não o quero estar para aqui a aborrecer com os meus projectos.

Eu não apanho cogumelos. Nem nesta altura do ano, nem em nenhuma outra. Hélas. Também não vivo em França. Hélas. Mas percebo aquilo de «morrer a escrever». Eu não me importava de morrer a escrever, embora preferisse morrer a ler. A leitura é o meu país.